Fitoterapia

Fitoterapia aplicado à Cosmética

Demonstrar conceito de cosmética natural, com orientações científicas sobre a prescrição clínica de nutracêuticos e fitoterápicos que possuem ação no sistema cutâneo. Realizar discussão de casos clínicos para melhor compreensão do uso de plantas medicinais com ação no sistema cutâneo.

Fitoterapia aplicado à Cosmética

Conteúdo Programático

  • Carga horária: 30 horas.
  • Conceitos de Cosmética Natural.
  • O uso pontual de associação de fitoterapia e suplementos nutricionais em algumas condições específicas relacionadas á pele e à cosmética natural.
  • Estudo da Estrutura  e anatomia da pele; epiderme como barreira física; o sistema imunológico e sua evolução; anexos cutâneos e envelhecimento; fotoenvelhecimento e melasma; pigmentações da pele e celulite; seborreia e acne; doenças inflamatórias da pele; rosácea e psoríase; vitiligo e e dermatomicose.
  • Fitoterápicos aplicados ao tratamento da pele, tais como: Aloe vera (babosa), Boswellia serrata (cha da índia) e Camelia sinensis (chá verde), Curcuma longa (açafrão), Punica granatum (romã), Glycyrrhiza glabra (alcaçuz, licorice), Arnica montana (arnica), Capsicum annuum (pimenta) e Piper nigrum (pimenta preta), Physalis angulata (fisális), Coffea arábica (chá verde), Bidens pilosa (picão preto), Polypodim leucotomos, Stryphnodendron barbatimão (barbatimão) e os oléos essenciais.

A Quem se Destina

Profissionais de saúde e Esteticistas.

OS PROFESSORES

Drª. Amarilis Scremin Paulino

Doutorado em Farmácia

Graduada  em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Manipulação Magistral pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre na área de Fármacos e Medicamentos. Participou da Revisão da Farmacopéia brasileira (2008-2009). Doutorado na UFSC na área de Fármacos e Medicamentos, com ênfase no estudo de cristalização e caracterização de fármacos no estado sólido. Realização de uma etapa do doutoramento na Universidade de Granada, Espanha, através do Programa Ciências sem Fronteiras (doutorado sanduíche) (2009-2013). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos (Universidade Anhanguera de SP). Pós-doutorado no Departamento de Aquicultura - Laboratório de Nutrição Animal UFSC (2014 - 2014).Pós doutorado Junior CNPQ no Departamento de química UFSC (2015-2016). Pós-doutorado no Departamento de Aquicultua - Laboratório de Nutrição Animas UFSC (2017). Experiência na área de desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos e na área de docência, com ênfase em Cursos da área da saúde atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoterapia clinica, fármacos e medicamentos.


  • Boleto FácilÀ Vista por R$511,20
  • Cielo CréditoÀ Vista por R$511,20